Title: Caracterização do aproveitamento energético da biomassa vegetal : análise das consequências sócio-económicas e ambientais
Authors: Pedro, Isilda Maria Correia
metadata.dc.contributor.advisor: Daniel, Cristina
Keywords: Biomassa
Produção de energia
Energia de biomassa
Issue Date: 1998
Publisher: IPCB. ESA
Citation: PEDRO, Isilda Maria Correia (1998) - Caracterização do aproveitamento energético da biomassa vegetal : análise das consequências sócio-económicas e ambientais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Abstract: O recurso a fontes de energia que substituam os combustíveis fósseis, tem vindo a adquirir uma importância cada vez maior, em Portugal pelas suas potencialidades em termos de fontes energéticas renováveis. Portugal possui grandes potencialidades no que se refere à utilização de biomassa nomeadamente florestal, sendo dos combustíveis renováveis para a produção de energia um dos mais importantes, devido à grande quantidade de biomassa vegetal existente. A análise da situação portuguesa permitiu concluir que Portugal possui uma grande quantidade de resíduos florestais, cerca de 3,3 milhões de toneladas verdes de resíduos directos da floresta, sendo que cerca de 70% são deixados no solo das florestas sem qualquer tipo de utilização, há ainda cerca de 2,46 milhões de toneladas verdes de resíduos provenientes da indústria, que consome também grande parte. No presente trabalho efectuamos uma pesquisa bibliográfica, dos diversos tipos de biomassa vegetal existente, a sua caracterização e sua utilização para produção de energia. Realizamos também um breve estudo das implicações sócio-económicas e ambientais da utilização de biomassa com fins energéticos, em que as vantagens pela sua utilização superam as desvantagens.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18875TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/722
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_ISI_PED.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.