Title: Contribuição para a optimização de uma estação de tratamento de águas residuais no sector têxtil
Authors: Sousa, Miguel Ângelo Reis de
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta
Araújo, Aníbal
Keywords: Água residual
Tratamento de água residual
Issue Date: 1998
Publisher: IPCB. ESA
Citation: SOUSA, Miguel Ângelo Reis de (1998) - Contributo para a optimização de uma estação de tratamento de águas residuais no sector têxtil. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Abstract: O presente estudo é desenvolvido, com base na optimização de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (E.T.A.R.) da empresa Carvema Têxtil, Lda. Introduziu-se o conceito de Águas Residuais Industriais provenientes de Fábricas Têxteis, e o que elas podem provocar no Meio Ambiente. Foi efectuado um estudo geral à Empresa Carvema Têxtil, Lda e pormenorizadamente à E.T.A.R. Industrial da mesma, para conhecer melhor o seu funcionamento. Os processos de tratamento foram analisados, especificamente, com o objectivo de determinar as eficiências de cada um deles. Analisou-se o efluente ao longo de todo o seu percurso (desde a entrada deste na empresa até à sua descarga para o meio receptor), e comparamos os seus valores com os valores previstos pela legislação em vigor. Abordou-se a Bacia Hidrográfica do Cávado alertando para todo o agravamento ambiental que esta enfrenta, face às descargas sucessivas de efluentes industriais sem qualquer tratamento prévio. Apresentam-se todos os impactes que nela pode suceder, bem como os efeitos nefastos que as águas residuais possam provocar. Identificaram-se os resíduos da empresa, numa tentativa de solucionar os problemas que estes provocam no meio ambiente. E feita a gestão mássica, energética e hídrica da E.T.A.R., bem como os custos de exploração e manutenção que esta despende. Por fim são apresentadas propostas no sentido de optimizar todo o processo de depuração das águas residuais industriais.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18578TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/716
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_MIG_SOU.pdf997,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.