Title: Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia com hérnias discais torácicas
Authors: Januário, Carlos Filipe Gama
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Montenegro, Luís Miguel Fonte
Cardoso, Pedro Joaquim Hilário Valente Neves
Keywords: Pecuária
Animais de Companhia
Enfermagem Veterinária
Hérnias Discais Torácicas
Issue Date: 2013
Publisher: IPCB. ESA
Citation: JANUÁRIO, Carlos Filipe Gama (2013) - Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia com hérnias discais torácicas. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Abstract: Este relatório aborda os cuidados de enfermagem em animais de interesse pecuário e animais de companhia. Na primeira parte do relatório são apresentadas as principais funções do enfermeiro veterinário no campo, em animais de interesse pecuário, como contenção, recolha de sangue, identificação de ovinos, caprinos e bovinos, vacinação, desparasitação, e intradermotuberculinização, apresentando a respetiva casuística. Na segunda parte, apresenta-se o Hospital Veterinário Montenegro, e atividades desenvolvidas e respetiva casuística, durante os 6 meses de estágio, tendo a oportunidade de acompanhar diversos casos clínicos de hérnias torácicas, onde o enfermeiro veterinário desempenha um papel ativo no apoio ao médico veterinário, na realização dos meios complementares de diagnóstico, apoio em cirurgia, e apoio na recuperação do animal, no internamento. No final, são relatados 2 casos clínicos e os cuidados de enfermagem veterinários prestados a animais com hérnias discais torácicas.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27762TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/693
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Enfermagem Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC_RES_CAR_JAN.pdf136,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.