Title: Plano de higienização para as cantinas dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda
Authors: Pinheiro, Jorge Manuel Robalo
metadata.dc.contributor.advisor: restrictedAccess
Pereira, Maria Celeste Lucas
Luz, João Pedro Martins da
Keywords: Pré-requisitos
Higienização
Plano de higienização
Limpeza e desinfecção
Issue Date: 2008
Publisher: IPCB. ESA
Citation: PINHEIRO, Jorge Manuel Robalo (2008) - Plano de higienização para as cantinas dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Abstract: Actualmente, a exigência, por parte dos consumidores, relativamente à aquisição de produtos alimentares com qualidade e com segurança, tomaram a adopção de regras e imposições legais obrigatórias para garantir a salubridade dos produtos consumidos. Foi nesta base que a transposição do Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu foi realizada, estabelecendo um sistema baseado no HACCP. Desta maneira, o presente trabalho visa elaborar um plano de higienização que seja adequado aos procedimentos encontrados nas cantinas analisadas e a verificação da sua eficácia. O plano de higienização elaborado contém todos os procedimentos a serem executados, produtos de higienização e frequência de limpeza ao que se seguiu uma verificação da eficácia do respectivo plano. Os resultados demonstraram um elevado crescimento microbiano em duas das superfícies não podendo ser consideradas limpas tendo diminuído na segunda amostragem. Este factor deveu-se ao possível não cumprimento das tarefas assinaladas ou a uma manipulação incorrecta dos alimentos. Assim pode-se concluir que a contínua execução do plano de higienização diminuiu a quantidade de microrganismos presentes, pelo que a adequação do plano, e a sua contínua correcção, permite assim a diminuição dos microrganismos presentes nas superfícies bem como a melhoria significativa da higiene das instalações. No entanto, existe a necessidade de que todo o pessoal encarregado da execução do mesmo tenha formação para garantir que o plano seja de facto cumprido.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26084TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/677
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_JOR_PIN.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.