Título: Implementação da técnica AFLP (Amplified Fragment Lenght Polymorphism) para a tipagem molecular de Listeria monocytogenes
Autor: Leitão, Ana Maria Martins
metadata.dc.contributor.advisor: restrictedAccess
Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Reis, Carlos Manuel Gaspar dos
Palavras-chave: AFLP (Amplified Fragment Length Polyrmorfisms)
Tipagem molecular
Listeria monocytogenes
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: LEITÃO, Ana Maria Martins (2008) - Implementação da técnica AFLP (Amplified Fragment Lenght Polymorphism) para a tipagem molecular de Listeria monocytogenes. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Neste trabalho foi implementada a técnica de Biologia Molecular Amplified Fragment Length Polymorphisms (AFLP) para a tipagem molecular de estirpes de Listeria spp., isoladas maioritariamente de queijo, leite cru e ambiente de queijarias. A técnica apresentou uma boa reprodutibilidade, facilidade em diferenciar os perfis de L. monocytogenes e as outras Listeria spp. verificou-se a presença de uma banda em comum com aproximadamente 850 pb. Foram obtidos os perfis AFLP I, II, II-1. IV-1, IV-1+1, V, V+l, V+l-l, XIV, XV e XIV-1 correspondentes à espécie L. monocytogenes, relativamente às espécies L. innocua e L. ivanovii, foi obtido um perfil, respectivamente XX e XXXX.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26014TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/650
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_LEI.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.