Title: Intervenção educativa nos hábitos alimentares de um grupo de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco
Authors: Lopes, Marlete Christianne de Pina
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Maria Margarida Duarte
Keywords: Idosos
Avaliação nutricional
Antropometria
Patologias
Educação alimentar
Issue Date: 2012
Publisher: IPCB. ESA
Citation: LOPES, Marlete Christianne de Pina (2012) - Intervenção educativa nos hábitos alimentares de um grupo de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Abstract: Com o aumento da esperança média de vida e o consequente aumento da população idosa, verifica-se um maior interesse pelo estudo desta faixa etária. No entanto os idosos são muito afetados por distúrbios relacionados com a nutrição, nomeadamente a desnutrição e a obesidade, o que demonstra a necessidade de mais estudos e avaliação nutricional desta população de modo a evitar a deterioração da sua saúde e garantir uma melhor qualidade de vida. O objetivo do presente relatório foi a avaliação nutricional de um grupo de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, através da aplicação de um inquérito de 24 horas anteriores e da avaliação antropométrica. A análise da amostra constituída por 60 idosos, 38 do sexo feminino e 22 do sexo masculino, mostra que mais de metade das mulheres apresenta um IMC ≥27kg/m² e um risco muito aumentado de complicações metabólicas observado pelos valores da circunferência da cintura, enquanto que a relação cintura/anca mostra um risco muito alto de doenças cardiovasculares para metade dos homens que constituem esta amostra. É necessário medidas para alterar os cenários de desnutrição e obesidade que o envelhecimento atualmente acarreta. A educação alimentar é uma forma de intervir nos hábitos alimentares de populações e assim promover uma alimentação saudável para que haja uma melhoria da qualidade de vida.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27470TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/535
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_MAR_LOP.pdf115,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.