Title: Evolução de testes microbiológicos em produtos de indústrias cárnicas e lácteas
Authors: Gouveia, Fábio André Sismeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Lopes, Vítor Manuel Amaro
Keywords: Higiene dos alimentos
Segurança alimentar
Análise microbiológica
Issue Date: 2011
Publisher: ESA. IPCB
Citation: GOUVEIA, Fábio André Sismeiros (2011) - Estudo de testes microbiológicos em produtos de indústrias cárnicas e lácteas. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Abstract: É fundamental garantir a sanidade e a qualidade de todos os produtos, isto é, de modo a que seja garantido aos consumidores confiança nos bens alimentares. No entanto, em situações de ausência ou falha do sistema de segurança alimentar, os géneros alimentícios podem causar efeitos adversos para a saúde dos consumidores, enquanto veículo de agentes infecciosos ou tóxicos. Assim, um alimento só é considerado seguro se não causar qualquer dano ao consumidor quando preparado e /ou ingerido de acordo com a utilização prevista (ISO 22000:2005). O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado no departamento de consultoria na Aquimisa, LDA (Castelo Branco). Durante o estágio desenvolveram-se diversas actividades entre as quais: estudo da evolução de medidas correctivas, a nível de produtos ao longo dos últimos três anos em indústrias carnicas, lácteas e padarias/pastelarias e o seu enquadramento no sistema de HACCP. Ao concluir o estudo verifica-se que nem todas as indústrias, visitadas, estabelecem os planos de higienização na integra, nem cumprem com algumas das regras de boas práticas de manipulação de alimentos, tanto no seu armazenamento como transporte. Deve haver um maior rigor e uma maior divulgação, assim como o cumprimento de boas práticas em todas as indústrias, para que possa haver uma maior percentagem de satisfação dos produtos.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar. Apenas se encontram disponíveis em livre acesso, os índices e o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26960TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/47
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC_EBA_FABIO_GOUVEIA1.pdf153,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.