Título: Encontro de investigação — design para o território
Autor: Rodrigues, Ana Filipa do Espírito Santo
Novo, Artur Sebastião Fontes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, José Miguel Gago da
Palavras-chave: Design
Território
Marca gráfica
Identidade visual
Evento de investigação
Data: 2021
Editora: IPCB. ESART
Citação: RODRIGUES, Ana Filipa do Espírito Santo ; NOVO, Artur Sebastião Fontes (2021) - Encontro de investigação — design para o território. castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Audiovisual.
Resumo: O Design é transversal a todas as ações do quotidiano da vida humana. Como área intrinsecamente multidisciplinar, ele aparece diante os nossos olhos em todos os instantes, comunicando várias mensagens, de formas diversas. Desta forma, dada a sua omnipresença na constante valorização de produtos ou serviços, afigura-se como essencial a integração do Design nas estratégias de valorização territorial. Design para o território: de que forma pode o Design comunicar o património cultural, histórico, natural, os serviços ou os produtos de uma região ou país? Esse é o ponto de partida do Encontro de Investigação “Design para o Território”, que terá lugar, pela primeira vez, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de um encontro científico transfronteiriço, agregando centros de investigação portugueses e espanhóis que estão inseridos em regiões de baixa densidade populacional. No âmbito do Projeto Final em Design de Comunicação e Audiovisual, desenvolveu-se, de forma integral, a identidade visual deste evento. Partindo de convenções culturais e simbólicas, como sejam as constelações que outrora orientaram navegadores e agricultores, mas também da ideia de coesão territorial das regiões que participam no evento de investigação, o símbolo do evento foi desenvolvido e teoricamente fundamentado. Assim, a conceptualização da marca gráfica assume-se como a fase central do presente projeto, dado que esta orienta a criação do manual de normas, dos meios físicos e online para comunicação do evento (posters, merchandising, banners, sinalética, packshots, oráculos), assim como livros de resumos e livro contendo os artigos apresentados no evento científico. O processo criativo, detalhadamente documentado no presente relatório, terminou com a finalização de todos os suportes de comunicação físicos e online para o Encontro de Investigação, que se prevê que possa realizar-se presencialmente ou à distância, dependendo da evolução da pandemia COVID-19.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3735
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Comunicação e Audiovisual

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rodrigues e Artur Novo(15).pdf8,08 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons