Title: Ableton live performance
Authors: Batista, Manuel Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Dias, Rui Miguel Silva Sampaio
Keywords: Performance
Música eletrónica
Issue Date: 2020
Publisher: IPCB. ESART
Citation: BATISTA, Manuel Pereira (2020) - Ableton live performance. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Música - Variante de Música Eletrónica e Produção Musical.
Abstract: Neste projeto foram inicialmente desenvolvidos alguns dispositivos no Max for Live dedicados à performance no que respeita a música eletronica. O tipo de performance poderá estar ligado a Live Act, DJ’ing, entre outros tipo de apresentação. O motivo que me fez avançar com este tipo concreto de utilidades foi o facto de existirem algumas funcionalidades que no Ableton Live não estão implementadas nativamente de forma tão “user friendly”. Apesar de o sistema de racks do Live ser extremamente poderoso e direcionado à performance, existem sempre alguns pontos que podem ser otimizados, mais concretamente a manipulação de loops, de efeitos (ainda mais do que o que o Ableton já permite nativamente), entre outras utilidades que permitem algum potenciamento do processo criativo no momento da peformance. Na projeção destas utilidades para o Ableton, tive como base vários processos de performance, de modo que procurei fazer algo que considerasse útil a este processo. Com o Max MSP integrado no Ableton Live podemos considerar que eventuais limitações que o sequenciador pudesse ter tornam-se muito reduzidas. O foco destes dispositivos tem como finalidade servir a performance em música eletrónica mais direcionada à dança, sendo que pode não se aplicar inteiramente a todos os estilos musicais. Deste modo foi feita uma pesquisa sobre como as performances na música eletrónica funcionam, de modo que detalho várias abordagens utilizadas. Reuni também algumas opiniões de produtores reconhecidos assim como uma abordagem aos seus setups de performance. Após esta pesquisa concluí que para potenciar este template de performance que assumi desenvolver, iria juntar funcionalidades que o Ableton Live permite programar nativamente, e deste modo não utilizar quase exclusivamente o Max for Live como era a ideia inicial.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3599
Document Type: Report
Appears in Collections:ESART - Música - Variante de Música Eletrónica e Produção Musical

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuel Batista .pdf9,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons