Título: 1.º ensaio : catálogo têxtil
Autor: Nunes, Diana Patrícia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Maria Cristina Queijeiro Borges de
Palavras-chave: Venda de tecido
Propriedades físicas
Testes empíricos
Catálogo de tecidos
Data: 2015
Editora: IPCB. ESART
Citação: NUNES, Diana Patrícia de Oliveira (2015) - 1.º ensaio : catálogo têxtil. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil.
Resumo: O produto têxtil engloba uma enorme diversidade de tecidos. A utilização de catálogos têxteis permite acelerar o processo criativo de um Designer de Moda, definindo a idealização do protótipo a quando da sua criação. No entanto, e segundo a pesquisa feita, a informação oferecida ao cliente nos catálogos de tecidos é breve e resumida. Tornando difícil a previsão do comportamento do tecido no vestuário, noeadamente no que se relaciona ao efeito visual. Após a pesquisa e levantamento do tipo de catálogos oferecidos na venda de tecidos em feiras ou on-line, sentiu-se a necessidade de conhecer a opinião de alunos e licenciados em Design Moda, no que se refere à sua experiência na compra e compreensão do comportamento dos tecidos. Assim, foi elaborado um questionário com o objetivo de diagnosticar as necessidades informativas acerca dos tecidos e a necessidade da existência de catálogos mais elaborados. Os resultados do questionário mostraram que, a grande maioria dos inquiridos, sente a necessidade de obter mais informação sobre os tecidos. Surge assim a ideia de criar um catálogo denominado “1ºEnsaio”, cujos objetivos são de servir como ferramenta na venda de tecidos e que ajude os designers de moda a, pela observação do catálogo, compreenderem melhor os tecidos, principalmente no que se refere ao seu comportamento na peça ilustrada e, posteriormente, confecionada. Este catálogo, dado à sua natureza visual, pode ajudar a vender tecidos, não só em feiras, mas também em plataformas on-line. Com base na literatura existente, e dentro das limitações existentes, executou-se um processo de testes manuais empíricos, de clara compreensão e facilmente reprodução. Exploraram-se propriedades como: Composição; Peso/m2, Flexibilidade à tensão de corte ou cisalhamento, Alongamento à tensão de tração e Cair do tecido. O “1ºEnsaio” é apenas o primeiro ensaio, um primeiro esboço do que poderá ser um verdadeiro e ainda mais completo catálogo de tecidos. Com o envolvimento de empresas têxteis, este catálogo poder vir a ser personalizado e completado com outras informações consideradas relevantes, podendo ter edições sazonais destinadas aos públicos que compram tecidos ou aqueles que apenas querem saber mais sobre estes.
Descrição: Relatório do trabalho de Fim de Curso em Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2882
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Moda e Têxtil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatorio - final - Diana Nunes5 final.pdf
  Restricted Access
6,97 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.