Title: Enclausurado : coleção de acessórios têxteis em tapeçaria contemporânea e feltragem
Authors: Gonçalves, Carolina Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Ana Margarida Pires
Keywords: Acessórios
Têxtil
Tapeçaria
Feltro
Issue Date: 2015
Publisher: IPCB. ESART
Citation: GONÇALVES, Carolina Vieira (2015) - Enclausurado : coleção de acessórios têxteis em tapeçaria contemporânea e feltragem. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil.
Abstract: Enclausurado, é uma coleção de acessórios têxteis, de capas e chapéus, em tapeçaria contemporânea e feltro, respetivamente. Tem como finalidade compor o look total para a coleção de Atelier de Moda. Como inspiração para a realização da coleção, focou-se no decurso do crescimento1 das estalactites, (de cima para baixo), contrariando a lógica do crescimento. A este fato associou-se o Homem, ou seja, todas as pessoas que por algum motivo são alvo da sociedade, param de viver, não lutam mais. Resguardam-se num “casulo de gelo”, transformam-se em estalactites e criam a sua “caverna”. Através desta relação entre o crescimento da estalactite e o Homem, denomina-se assim, como tema da coleção, “Enclausurado”. Para complementar toda a inspiração, foi produzido um texto, “A Caverna” de Capitão Silvério (ver anexo A). Esta coleção centra-se numa das frases finais de “A Caverna”, “Vestirei as minhas estalactites, vestirei as minhas cicatrizes, subirei até ao topo da montanha, e bradarei ao mundo o homem novo que sou. E o que quero.”. Representa, assim, o percurso do Homem, desde as suas tentativas falhadas em ter o que desejava, até fazer delas a sua motivação para conseguir prosseguir e vencer. As capas e os chapéus são a proteção que o Homem precisava para avançar. Enclausurado, relaciona os elementos do texto a várias matérias-primas, conforme as características desses elementos.
Description: Relatório do trabalho de Fim de Curso em Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2879
Document Type: Report
Appears in Collections:ESART - Design de Moda e Têxtil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatorio1.pdf
  Restricted Access
13,37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.