Title: Potencialidades da cultura de tremoços (Lupinus spp.) na Beira Interior
Authors: Martins, Jorge Miguel Matos Fragoso
metadata.dc.contributor.advisor: Peças, Luís Filipe Ribeiro Ponte Velez
Lavado, José Manuel Garrido
Keywords: Lupinus
Produção
Issue Date: 2000
Publisher: IPCB. ESA
Citation: MARTINS. Jorge Miguel Matos Fragoso (2000) - Potencialidades da cultura de tremoços (Lupinus spp.) na Beira Interior. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Abstract: Este estudo foi realizado para analisar o comportamento e a adaptação de diferentes linhas de germoplasma e algumas variedades de lupinus entre o período de 1997 a 2000 na Herdade do Ribeiro de Freixo. Os resultados referem-se à produção de forragem, proteína e grão das linhas de Lupinus luteus, Lupinus angustifolius e um híbrido de Lupinus htspanicus. A produção de matéria verde (MV) e matéria seca (MS) foi de 36.215 Kg/ha (MV) e de 5320 Kg/ha (MV) e 2.875 Kg/ha (MS) para Lupinus luteus ou hispanicus e Lupinus angustifolius, respectivamente. A produção de grão atingiu 1.040 Kg/ha e 754 Kg/ha para a primeira e última espécie. O conteúdo proteico variou entre os 16% e os 18%. A produção proteica depende da potencialidade de cada espécie. As melhores linhas ou variedades foram: - Lupinuv luteus - linha “670” e “RM 102 B” - Lupinus hispanicus - Variedade “ Lazarillo” - Lupinus anguslifolius - linha “6080” e variedade “Yandee” Outra característica importante nestas espécies é a capacidade de suportarem ou tolerarem solos mal drenados. Os nossos resultados mostram que o Lupinus anguslifolius é mais sensível ao encharcamento e às doenças, podendo este factor afectar a sua produção.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21416TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2832
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21416.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.