Título: Determinação das curvas de crescimento de borregos em aleitamento natural
Autor: Garcia, Maria Estela Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor: Ávila, Filomena
Maçãs, João José
Palavras-chave: Ovino
Raça Merino da Beira Baixa
Carne
Data: 1988
Editora: IPCB. ESA
Citação: GARCIA, Maria Estela Saraiva (1988) - Determinação das curvas de crescimento de borregos em aleitamento natural . Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: A exploração pecuária, enquadrada no sistema agrícola ou dele dependente, integra na sua execução um conjunto de factores, actuando entre si e que visam obter a máxima produção. De entre esses factores ressalta, a alimentação, a reprodução, higio¬-sanidade e melhoramento genético, e no geral a manutenção do efectivo produtivo, pela sua importância na cadeia de produção de unidade animal e no sentido mais lacto a produtividade do rebanho. Sendo a carne de ovino um produto com grande procura no Mercado Comum Europeu, esta deverá ter um papel importante no sucesso da adesão de Portugal aquela organização. Tem-se repetido muitas vezes que o aumento de produção ovina no nosso país, em leite ou em carne, deve obter-se mais à custa de aumento da produtividade dos animais do que ao seu aumento numérico, através de melhoramentos de maneio, alimentação e tratamento sanitário do efectivo (BORREGO, 1980). Em virtude dos terrenos existentes serem de fraca aptidão agrícola e as condições climatéricas existentes serem não só pouco propícios ao de¬senvolvimento de uma vegetação abundante como à prática de culturas ve¬getais rentáveis, houve necessidade de fomentar a criação de ovinos da raça Merino da Beira Baixa, raça esta, desde há muito adaptada às condições existentes. A introdução de machos Bordaleiro da Serra da Estrela, em rebanhos de ovinos da raça Merino da Beira Baixa teve como finalidade, verificar se para além de um aumento da produção de leite nos F1, houve também um acréscimo na produção de carne.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8758TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2719
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8758.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.