Title: Monitoring of the eel catadromus migration in Czech Republic
Authors: Ferrão, João de Medeiros e Câmara Cavaleiro
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Keywords: Catádroma
Enguia
Migração
Telemetria
Pesca eléctrica
Issue Date: 2014
Publisher: IPCB. ESA
Citation: FERRÃO, João Medeiros e Câmara Cavaleiro (2014) - Monitoring of the eel catadromus migration in Czech Republic. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biologia Aplicada.
Abstract: Este Relatório apresenta um estudo realizado no T.G.Masaryk Water Research Institute, em Praga na Republica Checa, no âmbito da unidade curricular Estágio do 3º ano da licenciatura em Biologia Aplicada da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Estudou-se o sucesso da migração catádroma da enguia europeia (Anguilla anguilla) no estado adulto em 2 bacias hidrográficas. A actividade prática consistiu, através de pesca eléctrica, na recolha de exemplares em fase adulta, verificar e registar, comprimento, peso, diâmetro do olho e fase de metamorfose. Foi usada rádio telemetria Lotek móvel e fixa para efeitos de recolha de dados de estudo. Com cuidados clínicos veterinários foram colocados transmissores Lotek em cada indivíduo para que fosse possível a sua monitorização. O sucesso na migração das enguias foi estabelecido para a bacia do Rio Elba em 12,5% e no Rio Oder em 62,5%. A existência de elevado número de centrais hidroeléctricas pode constituir um problema na bacia do Elba. O sucesso da migração foi relativamente satisfatória no Rio Oder. Do ponto de vista do plano de gestão das populações de enguias na República Checa e dos objetivos do Regulamento CE 1100/2007, deverão ser concebidas, implementadas e monitorizadas medidas eficazes para reduzir a mortalidade causada pelas turbinas e abordar o combate à fragmentação das redes fluviais.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Biologia Aplicada.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28484TFCBIA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2673
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Biologia Aplicada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_JOA_FER.pdf148,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.