Title: Ovariohisterectomia e orquiectomia
Authors: Guedes, Susana Maria Ascensão
metadata.dc.contributor.advisor: Lagares, Ana
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Keywords: Enfermeiro veterinário
Esterilização
Ovariohisterectomia
Castração
Orquiectomia
Issue Date: 2014
Publisher: IPCB. ESA
Citation: GUEDES, Susana Maria Ascenção (2014) - Ovariohisterectomia e orquiectomia. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular que decorreu na Clínica Medicalvet do Fundão, de 1 de abril de 2014 a 31 de julho de 2014, em que foram observados 191 animais (n=188 animais de companhia e n=3 exóticos). Dos animais de companhia, 35 eram felídeos (FDLs) e 153 canídeos (CNDs), com patologia ou não associada. Os resultados obtidos pela casuística revelam que a profilaxia (vacinação, desparasitação interna e externa) foi área de maior assistência na Clínica (156%), seguida das doenças Infectocontagiosas (4%). Relativamente às cirurgias acompanhadas, a ovariohisterectomia (OVH) foi realizada para 26% dos CNDs e 31% dos FLDs. Para a orquiectomia (OQ) a percentagem foi de 18% para CNDs e 17% para FLDs, apresentando-se um total de 8 casos (n=4 CNDs e 4 FLDs). Para além dos resultados obtidos, pretendeu-se destacar a importância do EV no acompanhamento e auxílio do médico veterinário (MV) nas cirurgias, consultas, internamento bem como, nas diferentes atividades da competência do EV (colheita de sangue, fluidoterapia e cateterização, monitorização dos sinais fisiológicos, esclarecimento de dúvidas, venda de produtos, entre outras.) No final é descrito o acompanhamento de um caso clínico referente a um felídeo de raça Europeu Comum com presença de mucómetra, sendo referida a anamnese, a fundamentação da patologia encontrada e descrito os principais cuidados de enfermagem veterinária (EV) efetuados e a realização de uma OVH.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28464TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2651
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Enfermagem Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_SUS_GUE.pdf126,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.