Title: Contribuição para o conhecimento dos factores de risco de incêndio no concelho de Constância : algumas medidas de prevenção
Authors: Vilhais, Susana Margarida António
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Keywords: Constância
Incêndios
Prevenção
Issue Date: 2004
Publisher: IPCB. ESA
Citation: VILHAIS, Susana Margarida António (2004) - Contribuição para o conhecimento dos factores de risco de incêndio no concelho de Constância : algumas medidas de prevenção. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Abstract: Em Portugal, durante as últimas décadas os incêndios florestais passaram a assumir dimensões catastróficas. É necessário compreender este fenómeno para evitar os prejuízos que lhe são inerentes, embora seja um fenómeno característico dos ecossistemas mediterrânicos O presente trabalho foi realizado no concelho de Constância, O principal objectivo deste estudo foi obter um conhecimento rigoroso sobre os factores que constituem risco de incêndio, para se direccionarem a estes acções de prevenção a propor. Para tal fez-se um levantamento do uso actual do solo, quer a nível do estrato arbóreo, quer ao nível do estrato arbustivo, da rede divisional e viária e dos aspectos fisiográficos e climáticos da área de estudo, considerando-se igualmente importante o conhecimento dos meios de detecção e prevenção, tal como das infra-estruturas que directamente lhes dão apoio. Após a apreciação de todos os elementos recolhidos, enumeraram-se varias acções que visam a prevenção de incêndios e que melhor se adaptam ás condições da área de estudo, tendo como principais áreas de intervenção a sensibilização da população, intensificação da vigilância, gestão dos povoamentos e melhoramento das infra-estruturas.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24890TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2634
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24890.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.