Title: Levantamento de Acacia spp.na vertente norte da ilha da Madeira
Authors: Medeiros, Ana Cristina Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Domingues, Miguel
Luz, João Pedro Martins da
Keywords: Acacia dealbata
Acacia meamsii
Acacia melanoxylon
Invasoras florestais
Ilha da Madeira
Issue Date: 2002
Publisher: IPCB. ESA
Citation: MEDEIROS, Ana Cristina Soares (2002) - Levantamento de Acacia spp. na vertente norte da ilha da Madeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Abstract: O presente trabalho foi realizado no Parque Natural da Madeira (PNM), com o objectivo de estudar a dinâmica das invasoras Acacia dealbata, Acacia meamsii e a Acacia melanoxylon, bem como elaborar um programa de combate e eliminação. Foi efectuado um levantamento das zonas infestadas pelas acácias em toda a vertente norte da ilha, nos concelhos de Santana, São Vicente e Porto Moniz. Este levantamento foi feito unicamente na vertente norte da ilha, visto ser a área com mais interesse em proteger deste tipo de invasão, uma vez que é neste local onde a floresta Laurissilva assume maior representatividade, tratando-se da maior área de Laurissilva a nível mundial, sendo também a melhor em termos de estado de conservação e número de espécies. Foram elaboradas cartas de localização das zonas infestadas pelas acácias, através da cartografia base da Direcção Regional da Agricultura (DRA)/Geometral 1990), e das manchas da Laurissilva. Com base nas cartas elaboradas, nos dados obtidos no campo e atendendo às características específicas da ilha, foi proposto um programa de combate e eliminação para as espécies em causa, de modo a que se proteja a floresta Laurissilva deste tipo de ameaça. É de extrema importância preservar esta jóia de biodiversidade do mundo.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23453TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2604
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Florestal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23453.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.