Title: Densidade relativa de perdiz vermelha (Alectoris rufa) e codorniz (Coturnix coturnix) no arquipélago da Madeira
Authors: Paulino, Sílvia Neves de Abreu
metadata.dc.contributor.advisor: Freitas, Sara Isabel
Dahlin, Ana Cecília Morais
Keywords: Galiformes
Censos
Transectos lineares
Portugal
Issue Date: 2002
Publisher: IPCB. ESA
Citation: PAULINO, Sílvia Neves de Abreu (2002) - Densidade relativa de perdiz vermelha (Alectoris rufa) e codorniz (Coturnix coturnix) no arquipélago da Madeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Abstract: O conhecimento da dinâmica populacional das espécies e dos seus habitats é uma ferramenta indispensável para a avaliação das potencialidades cinegéticas de determinadas áreas. O presente trabalho teve como objectivos o estabelecimento de uma metodologia de censos relativos para a perdiz vermelha (Alectoris rufa) e codorniz (Coturnix coturnix) e a análise da densidade relativa destas espécies em seis habitats do arquipélago da Madeira. Realizaram-se censos entre Março e Junho de 2002, recorrendo a transectos em 22 locais do arquipélago. Recorrendo a uma análise de variância simples (ANOVA) relacionou-se o número de indivíduos observados por hora com o ano, altitude, gado e tipo de habitat. A densidade de perdizes e codornizes não se alterou de forma estatisticamente significativa ao longo dos anos em que decorreu o estudo e a presença de gado também não influenciou significativamente a ocorrência destas espécies. Por outro lado, a altitude e o tipo de vegetação influenciam significativamente as densidades de perdiz vermelha e codorniz, verificando-se que estas são menores em zonas mais altas e em zonas de pastagem natural de altitude, comparativamente a áreas de baixa altitude e de ocupação agrícola.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23414TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2603
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Florestal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23414.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.