Título: Ensaio de propagação vegetativa no género Leucadendron "Safari sunset" da família Proteaceae (São Miguel - Açores)
Autor: Costa, Carmen Velho Cabral de Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, José
Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Silva, Isabel Cristina Castanheira e
Palavras-chave: Propagação vegetativa
Substratos
Proteaceae
Leucadendron spp
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: COSTA, Carmen Velho Cabral de Medeiros (2004) - Ensaio de propagação vegetativa no género Leucadendron "Safari sunset" da família Proteaceae (São Miguel - Açores). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: O presente relatório pretende contribuir para o estudo do género Leucadendron da família Proteaceae, na Ilha de São Miguel, Açores. Neste trabalho efectua-se uma breve descrição da família Proteaceae, realçando particularidades do género em estudo: Leucadendron, híbrido “Safari sunset”. Pretende-se comparar o enraizamento em seis tipos de substratos: Turfa, Turfa+Perlite (1:1), Areão, Areão+Turfa (1:1), Pedra-pomes e Pedra-pomes+Turfa (1:1). A Pedra-pomes e o Areão, são matérias-primas existentes na Ilha e de baixo custo, pelo que são possíveis alternativas de aproveitamento económico nos substratos de enraizamento de estacas. Após três meses do início do ensaio anotou-se em cada tratamento o número de estacas enraizadas, presença ou não de primórdios radiculares, número de gomos abrolhados por estaca, número médio de raízes e o comprimento médio da maior raiz. Dos resultados obtidos, verificou-se que não existiram diferenças significativas relativamente ao enraizamento das estacas e influência do substrato no desenvolvimento de gomos mas, no entanto, ocorreram diferenças significativas no efeito do substrato na presença de primórdios radiculares, número de gomos abrolhados, número médio de raízes por estaca e no comprimento médio da maior raiz. Os resultados obtidos, levam-nos a concluir, que eventualmente os agricultores poderão escolher as matérias-primas existentes, já que não foram verificadas diferenças significativas no número de estacas enraizadas por tratamento e influência da existência de primórdios radiculares nas estacas.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24864TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2591
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24864.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.