Title: Estudos do parasitismo em explorações de ovinos e bovinos na região de Ponte de Sor
Authors: Algarvio, Maria Leonor de Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Keywords: Parasitismo
Nematodes
Estrongilídeos
Larvas
Issue Date: 2006
Publisher: IPCB. ESA
Citation: ALGARVIO, Maria Leonor de Matos (2006) - Estudos de parasitismo em explorações de ovinos e bovinos na região de Ponte de Sor. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Abstract: Foi realizado um estudo sobre o desenvolvimento parasitário em ovinos e bovinos no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A recolha do material para análise decorreu durante um período compreendido entre 10 de Maio e 28 de Junho de 2006, no Monte da Torre de Sepúlveda, Herdade do Cantarinho, Herdade da Laranjeira, Herdade das Freiras Novas e Herdade das Freiras Velhas. Foram registadas eliminações fecais de ovos de estrongilídeos. Registou-se eliminação de larvas de primeiro estádio (L1) nas fezes de ovinos do género Prostostrongylus sp., Muellerius sp., Dictyocaulus filaria e Dictyocaulus viviparus nas fezes de bovinos. Foram identificados por coprocultura larvas do terceiro estádio (L3) dos seguintes géneros de estrongilídeos: Ostertagia, Oesophagostomurn, Cooperia, Haemonchus, Trichostrongylus, Strongylus e Chabertia. Através da técnica de sedimentação verificou-se que não foram encontrados ovos de Fasciola hepatica nem nos ovinos nem nos bovinos.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25411TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2565
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25411.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.