Title: Resíduos hospitalares no distrito da Guarda
Authors: Breia, Vera Lúcia Marques Bidarra
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Estevão, Maria Manuela
Keywords: Gestão de resíduos
Recolha seletiva de resíduos
Issue Date: 2007
Publisher: IPCB. ESA
Citation: BREIA, Vera Lúcia Marques Bidarra (2007) - Resíduos hospitalares no distrito da Guarda. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Abstract: Em Portugal assistiu-se nos últimos anos a uma crescente consciencialização da necessidade imperiosa de criar condições que propiciem, por um lado, a continuação da protecção da saúde das populações, e por outro, o reconhecimento do relevante papel que para tanto representa a preservação do ambiente, objectivos primaciais da garantia de um aumento da qualidade de vida. O reconhecimento dessa “necessidade”, a existência de directrizes na classificação de Resíduos Hospitalares, a sua recolha selectiva na origem, diferenciação de tratamento bem como a segurança no acondicionamento, indo de encontro a uma realidade e de uma dinâmica nacional e internacional no âmbito da evolução tecnológica é um marco importante que nos trouxe o Despacho n°242/96 de 13 de Agosto. Por outro lado, os compromissos internacionais e comunitários assumidos pelo Estado Português vieram elevar a exigência dos objectivos ambientais a atingir, não resta por isso outra alternativa que não seja a de alargar o leque de instrumentos técnicos, jurídicos e económicos a empregar. O presente trabalho é o resultado de um estudo no qual foi realizado um levantamento da produção de Resíduos Hospitalares pelos serviços dependentes da Sub-região da Guarda.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Zootécnica apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25524TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2548
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Zootécnica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25524.pdf821,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.