Título: Tecnologia da azeitona verde de conserva (estilo Sevilhano) : relação entre a composição química e alguns factores de qualidade
Autor: Andrade, Célia Marisa Flamengo de
metadata.dc.contributor.advisor: Saraiva, Rui
Peres, Maria de Fátima Pratas
Data: 1996
Citação: ANDRADE, Célia Marisa Flamengo de (1996) - Tecnologia da azeitona de conserva (estilo Sevilhano) : relação entre a composição química e alguns factores de qualidade. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho Final do Curso de Estudos Superiores Especializados em Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.
Resumo: Utilizando diferentes metodologias, este trabalho determina três parâmetros importantes no controlo de qualidade de azeitona de mesa: cor, textura e sabor amargo. O estudo incidiu em cinco amostras comerciais de azeitona verde de conserva Procedeu-se a uma selecção e treino de provadores, avaliando-se os parâmetros estudados através de testes de identificação e quantificação, utilizando escalas gráficas e por categorias. Paralelamente, para as mesmas amostras realizaram-se ensaios físico-químicos: cor por colorimetria, textura por tenderómetro e determinação da oleuropeína por HPLC (sabor amargo). Pelo tratamento estatístico dos resultados (análise de variância e multivariada) obtiveram-se boas correlações entre os testes sensoriais da textura e do sabor amargo, com os ensaios físico-químicos (r = 0,9804 e r = 0,9822, respectivamente). No que se refere à cor, apenas existe boa correlação entre os métodos colorimétricos testados (C.I.E e Hunter), proporcionando estes a mesma resolução entre amostras.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16641CESE.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2472
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção de Óleos Alimentares

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16641.pdf994,79 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.