Título: Plano municipal de defesa da floresta contra incêndios do concelho do Sabugal : contributos para a sua elaboração
Autor: Borrego, Carla Filipa Dias Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, José António Abrantes Massano
Palavras-chave: Plano municipal de defesa da floresta contra incêndios
Faixas de gestão de combustível
Incêndios florestais
Município do Sabugal
Data: 2009
Citação: BORREGO, Carla Filipa Dias Pereira (2009) - Plano municipal de defesa da floresta contra incêndios do concelho do Sabugal : contributos para a sua elaboração. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: A defesa da floresta contra incêndios, assume - se hoje como uma prioridade, implicando vários agentes nas acções de prevenção e conservação da floresta que é um elemento essencial ao desenvolvimento sustentável do concelho. Pretende - se estabelecer um conjunto de medidas necessárias para protecção da área florestal do Município do Sabugal, analisando 3 freguesias do concelho (Fóios, Quadrazais e Vale de Espinho), relativamente à sua vulnerabilidade aos incêndios florestais. O plano de acção vertido neste documento para os próximos 5 anos, propõe a implementação de medidas e acções de curto, médio e longo prazo, no âmbito da prevenção aos incêndios florestais. Pretende - se que seja um plano tecnicamente correcto, cujas actividades nele vertidas, possam ir de encontro ao objectivo preconizado, nomeadamente com a sua concretização no terreno. Foi elaborada cartografia para organização da rede viária florestal e com definição das faixas de gestão de combustível numa largura não inferior a 100 metros. Procedeu - se ainda, à elaboração de propostas de instalação das faixas de gestão de combustível junto aos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com áreas florestais, edifícios integrados em espaços rurais e pontos de água. As intervenções propostas definem condições que permitem a minimização de ocorrência e propagação de incêndios e um combate mais eficaz aos incêndios florestais. Os sistemas de gestão de combustíveis aplicados às diferentes infra-estruturas, permitem aumentar o nível de segurança de pessoas e bens e tomar os espaços florestais mais resilientes à acção do fogo, com a compartimentação do espaço rural.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26447TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2465
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26447.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.