Título: Caracterização das comunidades vegetais que envolvem indivíduos dos géneros Mentha, Origanum, Thymus em alguns locais nos concelhos de Penamacor e Idanha-a-Nova
Autor: Nunes, Maria João Antunes
metadata.dc.contributor.advisor: Caldeira, Maria Raquel Bento Rainho
Palavras-chave: Classificação
Comunidades vegetais
Mentha
Ordenação
Origanum
Thymus
Data: 2003
Citação: NUNES, Maria João Antunes (2003) - Caracterização das comunidades vegetais que envolvem indivíduos dos géneros Mentha, Origanum e Thymus em alguns locais nos concelhos de Penamacor e Idanha-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo principal realizar a caracterização das comunidades vegetais que envolvem indivíduos dos géneros Mentha, Origanum e Thymus, cm locais dos Coricelhos de Penamacor e Idanha-a-Nova. A amostragem no campo foi estratificada, pois procuraram-se locais em que a probabilidade destas espécies, anteriormente referidas, existirem era maior. A amostragem realizada consistiu em efectuar 5 inventários florísticos por freguesia nos dois concelhos da área de estudo. A Metodologia de inventariação é a desenvolvida por Braun-Blanquet com índices de abundância-dominância. Realizaram-se levantamentos das comunidades vegetais com utilização de GPS, com posterior introdução dos dados no software SIG ArcView 3.2, resultando num mapa de localização dos inventários. Efectuou-se uma análise multivariada de classificação, com a utilização do programa estatístico SPSS 10.0 for Windows, que permite agrupar as espécies em diferentes comunidades e caracterizá-las segundo o seu grau de dissemelhança (distância), demonstrado num dendograma. Com base nos dados recolhidos através de 86 inventários florísticos realizados nos concelhos já citados, e utilizando o programa informático CANOCO for Windows 40, determinou-se a distribuição das espécies relativamente aos factores ambientais, i.e., foi realizada uma análise multivariada de ordenação que consiste na análise canónica de correspondência (CCA). Da análise classificativa, consideraram-se 10 comunidades vegetais tipo distintas. Da análise multivariada de ordenação (CCA) que foi efectuada, observou-se que o Habitat e o Potássio (K2O) são os factores ambientais que mais influenciam a distribuição das espécies.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24314TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2366
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24314.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.