Título: Contribuição para o estudo da caracterização da qualidade da água de rega utilizada em pomares de Pêra Rocha na região de Torres Vedras
Autor: Bernardes, Vítor Manuel Germano
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Andrade, Vergílio António Pinto de
Data: 1995
Citação: BERNARDES, Victor Manuel Germano (1995) - Contribuição para o estudo da caracterização da qualidade da água de rega utilizada em pomares de Pêra Rocha na região de Torres Vedras. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Na região do Ribatejo-Oeste, a escassez de água para agricultura é uma realidade, particularmente durante o período seco, e periodicamente agravada pelas secas. Apesar da água ser considerada como um factor do produção indispensável à actividade agrícola, a análise da água de rega não vem sendo ainda uma prática corrente na agricultura em Portugal, nem mesmo quando a sua qualidade influencia negativamente a produção das culturas. Neste trabalho, com base nos dados provenientes de análises de águas de rega, em 14 captações, estudou-se a variação de alguns parâmetros analíticos durante o período de 1/3/94 a 20/10/94, com o seu tratamento procurou-se contribuir para melhorar o conhecimento do estado da água utilizada em pomares de pêra-Rocha, na região Oeste. Na generalidade das captações o presente estudo permite-nos concluir que, embora num ou noutro caso a qualidade da água de rega possa comprometer a quantidade e qualidade da pêra-Rocha, a utilização destas águas para rega apresenta sobretudo alguns riscos inerentes à obturação dos gotejadores e eventual corrosão das tubagens.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16271TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2186
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16271 (2).pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.