Title: Comparação dos parâmetros produtivos em porcas inseminadas artificialmente com esperma de varrascos da raça Pietrain (P) e Pietrain "Stress" Negativo (PNN)
Authors: Guerra, Celisa Paulo
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Conceição
Kletschke, Maria da Conceição da Silva Marinho
Keywords: Esperma
Inseminação artilicial
Gene halotano
Pietrain
Pietrain “stress” negativo
Issue Date: 2002
Citation: GUERRA, Celisa Paulo (2002) - Comparação dos parâmetros produtivos em porcas inseminadas artificialmente com esperma de varrascos da raça Pietrain (P) e Pietrain "Stress" Negativo (PNN). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Abstract: O presente trabalho prático foi realizado em três explorações, da Cooperativa de Suinicultores da Beira Interior ( Suibeira ), e no centro de Inseminação Artificial da Cooperativa. Nas explorações foi feita inseminação artificial ao longo de três meses, posterior diagnóstico de gestação e registo do tamanho da ninhada e do número de leitões nado-morto. Neste período foram inseminadas duzentos e trinta e quatro fêmeas nas três explorações; na exploração 1 foram inseminadas setenta e cinco fêmeas, na exploração 2 - cem fêmeas e na exploração 3- cinquenta e seis fêmeas. No centro de Inseminação fez-se recolha e todo o processamento laboratorial do esperma utilizado. Utilizou-se esperma de 1 treze varrascos, sete da raça Pietrain e seis da raça Pietrain “stress” negativo. Pretendeu-se com este trabalho verificar se existem diferenças significativas, em termos produtivos, em função da raça do macho utilizado. Verificou-se que, em cada exploração, não existem diferenças significativas para os parâmetros analisados, tendo em conta a raça do varrasco, mas existem diferenças entre explorações, para os mesmos parâmetros.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23585TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1894
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23585 (2).pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.