Title: Estudo do ciclo biológico de Lobesia botrana em duas vinhas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes : sub-região Penafiel e Amarante
Authors: Antunes, José Manuel Batista Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Keywords: Lobesia botrana
Traça-dos-cachos
Região Demarcada dos Vinhos Verdes
Protecção integrada
Vinha
Issue Date: 1999
Citation: ANTUNES, José Manuel Batista Vieira (1999) - Estudo do ciclo biológico de Lobesia botrana em duas vinhas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes : sub-região Penafiel e Amarante. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Abstract: A realização deste trabalho, teve lugar em duas vinhas situadas nas sub-regiões de Amarante e Penafiel. O objectivo do trabalho, é o estudo do ciclo biológico da principal praga da vinha na região demarcada dos vinhos verdes, a traça-dos-cachos, assim como a sua influência no aparecimento da podridão cinzenta. O trabalho apresenta uma primeira parte com uma breve caracterização da região demarcada dos vinhos verdes apresentando de seguida uma caracterização fitossanitária das duas sub-regiões onde se encontram inseridas as vinhas, abordando as principais doenças e pragas, os inimigos chave da vinha e os tratamentos efectuados nessas vinhas. Relativamente à traça dos cachos (Lobesia botrana) são abordados os aspectos relevantes no tocante à sua morfologia, ciclo biológico e prejuízos causados por ela na cultura da vinha. Os meios de protecção relacionados com a traça-dos-cachos são abordados numa quarta parte, tentando expor os meios mais adequados ao combate da praga. Os estudos efectuados, a nível da parcela, nas duas vinhas, Quinta da Herdade e Quinta do Paço, são seguidamente apresentados, dando especial atenção às armadilhas sexuais, à observação visual das posturas e larvas, a verificação da importância do ataque da Lobesia botrana na incidência da podridão cinzenta e o parasitismo natural durante a hibernação da praga. Com base nas observações efectuadas, destacam-se: a existência de três gerações bem definidas, o papel determinante que o ataque da traça-dos-cachos poderá ter no desenvolvimento posterior da podridão cinzenta, o parasitismo e morte natural elevado da praga durante a sua hibernação.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19267TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1739
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_JOS_ANT.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.