Título: Contribuição para o plano de gestão do Parque Natural da Serra de S. Mamede : caracterização das matas de Pinus pinaster Aiton
Autor: Afonso, Ana Margarida Candeias Salgueiro
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Grilo, Luís
Data: 1998
Citação: AFONSO, Ana Margarida Candeias Salgueiro (1998) - Contribuição para o plano de gestão do Parque Natural da Serra de S. Mamede : caracterização das matas de Pinus pinaster Aiton. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: No presente estudo, implantou-se uma rede de parcelas temporárias, mais precisamente 39 parcelas de estudo distribuídas pela área de pinheiro bravo do Parque Natural da Serra de S. Mamede em Portalegre. Da recolha de dados efectuada em cada uma das parcelas caracterizaram-se aqueles povoamentos quanto: - às suas variáveis dendrométricas mais relevantes: número de árvores/ha (N), área basal/ha ((G), diâmetro médio (Dg), diâmetro do cepo médio (Dcm), altura média (Hm) e altura dominante (Hdom); - à sua estrutura e produtividade (nos últimos 10 anos); - ao seu estado de lotação através dos índices de densidade: factor de competição das copas (CCF), índice de densidade do povoamento (SDI) e factor de Wilson (Fw). Para uma melhor interpretação da densidade dos povoamentos, estabeleceu-se um índice de densidade - o índice de densidade relativa SDI (Ø) - e calculou-se o valor deste índice em cada parcela. Os valores calculados oscilaram num intervalo compreendido entre 0,11 e 1,13. Das 39 parcelas implantadas verifica-se que a maioria dos povoamentos apresenta estrutura regular (62%) como consequência de terem sido instalados por plantação. Da apreciação dos diversos parâmetros avaliados revela-se que embora haja alguns povoamentos com bom aproveitamento do espaço aéreo (>lOO%), a maioria deles apresenta um sub aproveitamento desse espaço visto que a maioria das parcelas de estudo apresentavam valores que variavam entre 22% e 96%, ou seja abaixo de 100%.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19108TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1647
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_AFO.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.