Título: Inventariação e caracterização de espécies resinosas no Parque Natural de Montesinho : (Zona Centro e Ocidental)
Autor: Azevedo, Maria João Saramago
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Rodrigues, Ana Paula
Data: 1998
Citação: AZEVEDO, Maria João Saramago (1998) - Inventariação e caracterização de espécies resinosas no Parque Natural de Montesinho : (Zona Centro e Ocidental). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade a apresentação dos resultados obtidos relativos à inventariação e caracterização das seguintes espécies resinosas: pinheiro bravo Pinus pinaster Aiton.), pinheiro negro (Pinus nigra Arnold) e pinheiro silvestre (Pinus sylvestris L.), localizadas na zona Central e Ocidental do Parque Natural de Montesinho. Estas espécies dominam, juntamente com a Pseudotsuga menziesi (Mirbel) Franco, as áreas de resinosas desta área protegida, subsistindo em povoamentos puros ou mistos. No presente trabalho quantificaram-se as manchas de resinosas que subsistem somente em povoamentos puros, tendo sido implantadas para o efeito 30 parcelas em povoamentos de pinheiro bravo, 30 parcelas em povoamentos de pinheiro negro e 24 parcelas em povoamentos de pinheiro-silvestre, estes últimos com menor representatividade relativamente aos povoamentos das outras duas espécies. Pretendeu-se com este trabalho atingir os seguintes objectivos: -Delimitação e apresentação à escala 1:25000, das manchas de resinosas sujeitas a estudo. -Estratificação segundo a espécie, dos diversos povoamentos. -Caracterização dendrométrica dos povoamentos, após selecção do método de amostragem mais indicado. -Avaliação da qualidade de estação dos povoamentos -Breve caracterização dos povoamentos segundo o seu estado de sanidade, tipo de estrato arbustivo, condições de perigosidade perante incêndio, tipo de instalação, condições de acessibilidade, etc. -Determinação do volume do povoamento principal. -Cálculo dos acréscimos correntes e acréscimos médios anuais em diâmetro e em volume.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18959TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1641
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_AZE.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.