Title: Contribuição para o estudo da capacidade de adaptação de um núcleo de bovinos Holstein Friesian alemão à região de Alter do Chão
Authors: Gomes, Luís Manuel Aires
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Issue Date: 1993
Citation: GOMES, Luís Manuel Aires (1993) - Contribuição para o estudo da capacidade de adaptação de um núcleo de bovinos Holstein Friesian alemão à região de Alter do Chão. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Abstract: Este trabalho teve como objectivo avaliar a adaptação de um grupo de 28 novilhas Holstain Friesian oriundas da Alemanha. O estudo foi realizado na Herdade Vale de Cardeiros e para o efeito, utilizámos o período de 210 dias referentes à primeira lactação, avaliando alguns parâmetros reprodutivos e produtivos. Os animais, acima referidos, são explorados na produção de leite, no sistema semi-intensivo, tendo como base da sua alimentação silagem, feno, forragem de aveia e pastagem natural, sendo suplementados em 6 a 8 Kg de concentrado comercial na sala de ordenha. A importação dos animais foi feita com estas já numa fase avançada de gestação, todavia os partos decorreram normalmente, ocorrendo apenas um prematuro e um aborto. No que diz respeito à alimentação dos vitelos, estes fizeram as primeiras ingestões de colostro directamente da mãe, permanecendo juntos 8 a 12 horas. Seguidamente e até ao desmame (2,5 meses) alimentam-se com leite de substituição. As vacas desta exploração eram só cobertas através da inseminação artificial. Em relação aos parâmetros em estudo e em particular aos reprodutivos obtivemos os seguintes resultados: idade média à 1ª inseminação fecundante foi de 18,7 (± 2,9) meses, a duração média da idade ao 1º parto de 27,8 (± 2,9) meses, a duração média da gestação de 274,6 (± 9,4) dias, a duração média do intervalo parto ia inseminação artificial de 78,1 (± 26,5) dias e a duração média do intervalo parto inseminação fecundante foi de 98,3 (± 29,1) dias. Quanto aos resultados produtivos encontrados foram os seguintes: produção média de leite corrigida para os 305 dias foi de 7 282,9 (± 1 267,5) kg, a produção média de teor butiroso de 3,63 (± 0,38)%, a produção média da matéria gorda de 263,0 (± 44,3) kg, a produção de teor proteico de 3,15 (± 0,16)% e produção média de proteína foi de 228,5 (± 36,3) kg.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13320TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1466
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Produção Animal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_LUI_GOM.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.