Title: Estudo dos hábitos de frutificação da videira : (fertilidade e produtividade dos gomos) : instalação da vinha na E.S.A.C.B.
Authors: Bentes, Ricardo Jorge Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Issue Date: 1988
Citation: BENTES, Ricardo Jorge Alves (1988) - Estudo dos hábitos de frutificação da videira : (fertilidade e produtividade dos gomos) : instalação da vinha na E.S.A.C.B. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Abstract: Genericamente, podemos afirmar que todos os trabalhos e estudos têm virtudes e também deficiências, motivados por factores de vária ordem, quer internos, como os metodológicos, quer externos, como os climáticos, por exemplo. Todos esses factores são mais ou menos controláveis e, como não podia deixar de ser, este estudo sobre os hábitos de frutificação da videira também apresenta alguns defeitos e limitações. Assim e para enquadrar este trabalho dentro da sua real importância indicamos desde já alguns dos factores que a nosso ver são limitativos: -Período de abordagem do tema claramente insuficiente; -A não consideração dos dados referentes às condições climáticas; -O material vegetal não ideal para a realização do ensaio; -A não análise do grau alcoólico provável. Todos estes factores e porventura outros, fazem com que os resultados obtidos e as conclusões sejam encarados com algumas reservas. Contudo, sem pretensões, cremos que o objectivo proposto foi atingido e embora seja legítimo colocarem-se reservas sobre esses resultados, se não se podem apontar certezas, pelo menos podemos mencionar “pistas” ou noções sobre os hábitos de frutificação da casta estudada e a proposta para o aprofundamento dos mesmos. Em relação à estrutura de apresentação do trabalho, apresentaremos de seguida uma breve revisão bibliográfica sobre o estudo dos hábitos de frutificação da videira e dos problemas que envolvem o seu estudo, salientando os aspectos de ordem prática que se levantam na sua determinação e a sua importância em diversas formas, tais como a escolha do tipo de poda e a previsão da colheita. Nos capítulos seguintes trataremos então do ensaio comparativo entre duas modalidades de poda (poda longa e poda curta) em alguns dos aspectos que nos foram possíveis de tratar, dadas as limitações já referidas.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-9053TFCPAG ; C30-9382TFCPAG
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1383
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Produção Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_RIC_BEN.pdf883,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.