Título: Ensaio comparativo de produção de três cultivares de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) ao ar livre na região de Castelo Branco
Autor: Rodrigues, Isabel Maria
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Maria Leopoldina Vieira da
Santos, Ana Cristina P. Agulheiro dos
Data: 1987
Citação: RODRIGUES, Isabel Maria (1987) - Ensaio comparativo de produção de três cultivares de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) ao ar livre na região de Castelo Branco. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Nos últimos anos, a cultura do morangueiro tem despertado interesse em todo o mundo. A fruta passou a ser reconhecida corno indispensável à alimentação humana, tendo a sua procura aumentado e a produção sofrido um grande crescimento. De facto, o agradável aroma e o delicioso paladar destes frutos fazem com que sejam consumidos ao natural, sendo também utilizados em compotas ou para aromatizar múltiplos preparados culinários. Devido às suas características, é ainda considerado um bom fruto para congelar. Além das aplicações do morango na alimentação, as suas folhas e raízes são ainda utilizadas na cura de inúmeras doenças. O alto teor de vitamina C presente na composição do morango, contribui para a sua crescente procura, corno mostra o Quadro 1. Podemos considerar que esta fruta fornece elementos indispensáveis que devem entrar na composição da alimentação, a fim de se manter uma saúde equilibrada. Devido à grande procura de morangos, é evidente que só frutos de qualidade conseguem bons preços. Para que isso seja possível, é necessário além da expansão da área de cultivo, a obtenção de novas cultivares e a utilização de técnicas apropriadas que proporcionem grandes rendimentos e maior precocidade na produção. Como trabalho de fim de curso foi proposto o estudo do comportamento em termos de produção de cultivares nas condições verificadas na região de Castelo Branco. Para atingir este objectivo foi executado um trabalho composto de duas partes distintas e complementares: a primeira em que pela pesquisa bibliográfica se procuram adquirir os fundamentos teóricos que permitiram a realização da segunda, o ensaio propriamente dito.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-6441TFCPAG ; C30-6442TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1370
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ISA_ROD.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.