Title: Estudo de adaptação ecológica de plantas aromáticas na região de Castelo Branco : contribuição para o reconhecimento das plantas aromáticas, condimentares e medicinais no concelho de Castelo Branco
Authors: Sousa, Maria Helena Morais Matias de
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Issue Date: 1989
Citation: SOUSA, Helena Morais Matias de (1989) - Estudo de adaptação ecológica de plantas aromáticas na região de Castelo Branco : contribuição para o reconhecimento das plantas aromáticas, condimentares e medicinais no concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Abstract: O presente trabalho, ADAPTAÇÃO ECOLÓGICA DAS PLANTAS AROMÁTICAS NO CONCELHO DE CASTELO BRANCO, é o início de uma série de estudos a desenvolver no nosso País, já que, existem em Portugal e, em particular na Região da Beira Interior um elevado número de espécies espontâneas de plantas aromáticas, em terre-nos de fraca aptidão agrícola. Este é, pois, uma parte de um projecto mais amplo, aprovado a nível da CEE, como um projecto da AGRIMED (Agricultura mediterrânea), para o I.N.I.A., abrangendo o estudo da adaptação e, posterior produção, em diversas regiões do País, de algumas espécies de plantas aromáticas. A escolha deste tema para um Trabalho de Fim de Curso, recai pois, no crescente interesse que se regista por este tipo de plantas. A actual conjuntura sócio-económica e o acelerado aumento demográfico, obriga os países a procurar novas fontes de matéria prima. Para cobrir a procura das indústrias farmacêutica, alimentar e perfumaria, assim como a investigar novos princípios activos, sabores e aromas no reino vegetal. Este trabalho é composto por três partes, sendo a primeira constituída por uma revisão bibliográfica e a segunda por um trabalho prático de adaptação de espécies às condições edafo-climáticas da Quinta da Nossa Sra. de Mércules (Castelo Branco). Nesta segunda parte foi também incluído um ensaio de resposta produtiva de uma espécie a uma técnica cultural. Na terceira e última parte foi elaborado e analisado um modelo de inquérito que nos permitiu um primeiro reconhecimento das plantas aromáticas no Concelho de Castelo Branco.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10162TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1368
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Produção Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_MAR_SOU.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.