Título: Comparação entre perdas de solo observadas e calculadas pela Equação Universal de Perda do Solo nos campos experimentais de erosão da E.S.A.C.B.
Autor: Sousa, Alexandra Jãao Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor: Duarte, António Francisco Canatário
Palavras-chave: Erosão hídrica
Perda do solo
Modelo de previsão
Equação Universal de Perda de Solo
Data: 2000
Citação: SOUSA, Alexandra João Nogueira de (2000) - Comparação entre perdas de solo observadas e calculadas pela Equação Universal de Perda do Solo nos campos experimentais de erosão da E.S.A.C.B. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural.
Resumo: As perdas de solo provocadas pela erosão hídrica em solos agrícolas são um problema preocupante, podendo alterar significativamente o equilíbrio dos ecossistemas, podendo causar efeitos indesejáveis, nomeadamente a desertificação. Para o controlo da erosão, foram adoptados ao longo dos tempos práticas conservativas e modelos de previsão de perdas de solo. Neste contexto, o estudo que se apresenta, tem como objectivos a quantificação e comparação das perdas de solo observadas e calculadas através da Equação Universal de Perda de Solo (E.U.P.S.), ao longo dos 9 anos de ensaio, no Campo Experimental de Erosão da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, em solos derivados de xisto, no sentido de aferirmos se o modelo de previsão utilizado poderá prever com alguma fiabilidade as perdas de solo. Encontram-se ao logo do relatório algumas definições sobre o fenómeno da erosão hídrica em solos agrícolas, e a descrição do método de previsão da perda de solo pela E.U.P.S.. Tal como era previsto, as fracções granulométricas que têm mais expressão nas perdas de solo são o limo e a argila. Relativamente à aplicação da E.U.P.S.. verificou-se que as perdas de solo foram sobrevalorizadas, embora para o Prado de Sequeiro tenham sido reduzidas comparativamente com as perdas de solo observadas. Concluiu-se que, embora a E.U.P.S. seja o modelos de previsão mais utilizado para pequenas áreas, a sua versão original não permitiu uma estimativa das perdas de solo com fiabilidade, pelo que se toma necessário calibrar o modelo de forma a aumentar a sua validade como instrumento de previsão.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21807TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/763
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ALE_SOU.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.