Título: Determinação de tempos de armazenamento para o leite inteiro, leite desnatado, nata, leite concentrado e semi-elaborados
Autor: Lopes, Carla Sofia Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Ana Maria Vaz Figueiredo
Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Palavras-chave: Controlo de qualidade
Microrganismos psicrotróficos
Acidez
Leite
Produtos lácteos
Data: 2008
Citação: LOPES, Carla Sofia Moreira (2008) - Determinação de tempos de armazenamento para o leite inteiro, leite desnatado, nata, leite concentrado e semi-elaborados. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O leite é um dos alimentos mais completos. O seu valor nutritivo deve-se principalmente ao seu alto conteúdo de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. É um produto muito perecível, facilmente contaminado e muito sensível às altas temperaturas. Quando a qualidade do leite é afectada negativamente (alterações nas propriedades nutricionais, composição e condições sanitárias) serão afectadas a capacidade e a eficiência para transformar este leite noutros produtos com segurança alimentar. O armazenamento a temperaturas de refrigeração (4°C) do leite e seus derivados, minimiza o crescimento da microflora mesáfila, mas favorece a microflora psicrotrõfica. Os microrganismos psicrotróficos são sensíveis ao calor, porém as suas enzimas, proteases e lipases, são resistentes ao tratamento térmico, contribuindo para a deterioração dos produtos lácteos. Este trabalho foi realizado na Danone Portugal, S. A. com o intuito de determinar tempos de armazenamento do leite inteiro, desnatado, concentrado, nata e semi-elaborados. No que diz respeito aos resultados, pode-se verificar que o leite desnatado e a nata são os produtos que apresentam contagens mais baixas de microrganismos totais a 30°C, durante as 96 horas de armazenamento à temperatura de 6°C. Relativamente ao leite inteiro, concentrado e semi-elaborados, apresentaram contagens elevadas de microrganismos, pelo que devem ser armazenados durante o menor período de tempo, sendo rapidamente processados. .
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25997TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/648
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAR_LOP.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.