Título: Termoquímica da biomassa conversão: tecnologias de conversão de biomassa em energia por processos termoquímicos, nomeadamente a combustão, pirólise e gasificação
Autor: Ceita, Miriam Makeba Andrade de
metadata.dc.contributor.advisor: Pedro, Nuno Cláudio da Rocha Meses
Palavras-chave: Biomassa
Conversão térmica
Combustão
Pirólise
Gaseificação
Data: 2023
Editora: IPCB. EST
Citação: CEITA, Miriam Makeba Andrade de (2023) - Termoquímica da biomassa conversão: tecnologias de conversão de biomassa em energia por processos termoquímicos, nomeadamente a combustão, pirólise e gasificação. Castelo Branco : IPCB. EST. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Energias Renováveis.
Resumo: No contexto atual, devido à crescente preocupação com as mudanças climáticas e à busca por fontes de energia mais ambientalmente amigáveis, os governos enfrentam uma pressão crescente para reduzir as emissões poluentes. A necessidade de diversificar o mercado de combustíveis, que atualmente é dominado pelos combustíveis fósseis, é evidente. Isso exige o desenvolvimento contínuo de alternativas tecnológicas que transcendam as fontes de energia convencionais, as quais, além das considerações econômicas, também estão sujeitas a crescentes demandas ambientais para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera. Nesse contexto, a biomassa surge como uma alternativa viável para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na matriz energética global. Este trabalho oferece uma revisão minuciosa dos avanços na conversão termoquímica da biomassa, com ênfase em processos de combustão, gaseificação e pirólise. Essas tecnologias desempenham um papel fundamental no aproveitamento e valorização de diversas fontes de biomassa, incluindo resíduos. Para promover essas tecnologias no futuro, é crucial o desenvolvimento de processos e sistemas de conversão avançados, economicamente viáveis e altamente eficientes. Neste trabalho foi realizada a caraterização dos vários processos termoquímicos de conversão de biomassa em energia, com especial enfase nos processos de combustão gasificação e pirolise.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4172
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESTCB - Engenharia das Energias Renováveis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MIR_CEI.pdf115,75 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons