Título: ELLA Upcycling de Chapéus
Autor: Carrilho, Carolina Ramos
Silva, Inês Frazão Vieira da
Novais, Raquel Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Patrício, Maria Cristina Duarte Gomes
Freixo, Olga Carina Pires dos Santos
Palavras-chave: Upcycling
Chapéus de chuva
Chapéus de cabeça
Moda
Sustentabilidade
Data: 2021
Editora: IPCB. ESART
Citação: CARRILHO, Carolina Ramos ; SILVA, Inês Frazão Vieira da ; NOVAIS, Raquel Alves (2021) - ELLA Upcycling de Chapéus. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil.
Resumo: ELLA é uma marca sustentada no upcycling de chapéus de chuva danificados. Foi criada para dar visibilidade a uma coleção de acessórios de moda, reutilizando a matéria-prima dos chapéus de chuva, dando-lhe uma nova vida e um novo fim, criando algo inovador, com um design diferenciado, e com qualidade igual ou superior ao que já existe no mercado. O objetivo da marca é incentivar a população a ter hábitos de vida diferentes, daí a criação de uma coleção de chapéus de cabeça sustentáveis e construídos com matérias têxteis recuperadas, de modo a promover um mundo mais equilibrado e amigo do ambiente, tanto no presente como para as gerações futuras. Acreditamos que o desperdício é um grande problema na nossa atualidade e, perante tal, unimos sinergias para a elaboração de um projeto académico, com o intuito de promover uma mudança, de modo a criar uma empresa que um dia poderá crescer. A comunidade tem um forte impacto neste projeto, pois fornece grande parte do material para a sua concretização. Relativamente aos produtos, foram elaborados diversos modelos, tendo como base um produto multifuncional e confortável, que apresenta vários detalhes de modelagem, confeção e aviamentos, que permitem criar diferentes funcionalidades e diferentes estéticas. A pesquisa realizada acerca das radiações UV, teve bastante influência no design escolhido para os produtos finais. O processo criativo foi um dos pontos mais explorados neste projeto, onde apresentamos o desenvolvimento da imagem visual da marca, o logótipo e todas as fases do desenvolvimento e conceção da coleção, nomeadamente esboços, desenvolvimento técnico, experimentação de materiais, recolha e tratamento da matéria-prima, modelagem, prototipagem e, por fim, a confeção e acabamentos. Tal como todos os outros elementos, também a comunicação é um ponto bastante importante para a marca, pois é através desta que se dá a conhecer, a si e aos seus respetivos produtos, ao seu futuro público-alvo.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3720
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Moda e Têxtil

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