Title: Criação de ilustrações, paginação e arte final do conto infantil “A menina que não gostava de espelhos” de Gisela Firmino
Authors: Pinto, João António de Lima Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes de
Keywords: Crianças
Livro infantil
Ilustração infantil
Design editorial
Publicação
Issue Date: 2020
Publisher: IPCB. ESART
Citation: PINTO, João António de Lima Cardoso (2020) - Criação de ilustrações, paginação e arte final do conto infantil “A menina que não gostava de espelhos” de Gisela Firmino. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Audiovisual.
Abstract: O presente projeto fundamenta-se na necessidade da criação e desenvolvimento de várias ilustrações para o conto infantil “A menina que não gostava de espelhos” da escritora Gisela Firmino, como também na edição e paginação do mesmo. Pretende-se com este projeto, numa primeira fase, com o capítulo I, correspondente ao enquadramento do projeto, contextualizar e definir qual a motivação e o problema principal pertencente ao mesmo. Apresentar os objetivos, tanto a nível geral como específicos. Abordar toda a metodologia pertencente ao projeto em questão. Definir e expor os resultados esperados, e por último, partilhar uma tabela de Gantt com todo o planeamento das tarefas existentes no decorrer do projeto. Para além disso, será também tratado neste projeto, mais propriamente, no capítulo II, que diz respeito ao enquadramento teórico, várias análises e estudos acerca da temática principal deste projeto, a ilustração. Nele estão inseridas várias temáticas relevantes para o projeto que serviram de contextualização e auxílio para uma melhor compreensão e integração com a temática principal do projeto – a ilustração infantil. No trabalho em questão também é apresentado através do capítulo III, uma análise de obras referente a dois ilustradores, nomeadamente a ilustradora portuguesa Marta Madureira e o ilustrador espanhol Juan Carlos Viñas, mais conhecido por Jotaká. Seguidamente, o capítulo IV, pertencente ao desenvolvimento do projeto, será apresentado numa primeira fase uma pequena introdução referente a autora do conto, Gisela Firmino, como o briefing pertencente ao projeto e a definição do público alvo a que se destina este projeto. Posto isto é apresentado a fase I do projeto correspondente à pré-produção do projeto onde nele são abordados os seguintes pontos: Definição do perfil editorial, definição do tipo/género de ilustração a ser desenvolvido neste trabalho, todos os esquiços pertencentes as ilustrações desenvolvidas, os estudos de cor, os estudos de suporte e materiais usados para a realização das ilustrações e por fim, o estudo e escolha de toda a tipografia utilizada na paginação do conto infantil trabalhado neste projeto. Apresentado a pré-produção, segue a produção dita de todo o projeto, onde é exposto todas as ilustrações pertencentes às personagens, cenários e elementos complementares das ilustrações é fornecida toda a informação relativamente à definição tanto do layout como da paginação e por último são facultados todos os resultados finais, crendo com isto dizer, o livro pronto a ser publicado. Terminado o trabalho com a apresentação de algumas breves conclusões acerca do projeto em questão, onde são referidos e analisados todos os processos e decisões tomadas ao longo deste trabalho.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3575
Document Type: Report
Appears in Collections:ESART - Design de Comunicação e Audiovisual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Pinto(19).pdf17,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons