Título: Validação do sistema HACCP no restaurante Casa dos Leitões
Autor: Duarte, Ana Rute Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Gonçalves, Sónia
Palavras-chave: HACCP
Restauração e bebidas
Lista de verificação
Pré-requisitos
Fluxogramas
Higiene e segurança alimentar
PCC
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: DUARTE, Ana Rute (2015) - Validação do sistema HACCP no restaurante Casa dos Leitões. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Nos últimos anos, surgiu uma tendência, a nível mundial, de aumento do consumo de alimentos prontos a comer em estabelecimentos de restauração. A segurança dos alimentos produzidos é baseada na implementação e aplicação de medidas preventivas, tais como, as Boas Práticas de Fabrico e de Higiene e o sistema HACCP. Este sistema focase na identificação e controlo das etapas do processo de fabrico que afetam mais significativamente a segurança alimentar dos alimentos produzidos. A especificação de limites críticos de controlo, utilizados para garantir que o perigo é eliminado ou reduzido a níveis aceitáveis, constitui uma parte importante do HACCP. O presente trabalho foi realizado na empresa HiSósegur e teve como principal objetivo, proceder à validação do sistema HACCP implementado no Restaurante “Casa dos Leitões”. Numa primeira fase, foi aplicada uma lista de verificação, para verificar a implementação de prérequisitos no estabelecimento, e foram apresentadas as respetivas sugestões de melhoria para as não conformidades identificadas. Da aplicação da checklist, que contemplou a avaliação de 69 itens, verificou-se que a percentagem de resultados de itens não conformes (26%) é muito inferior à percentagem de itens classificados como conformes (72%). De acordo com a classificação considerada, atribuiu-se ao restaurante o nível de Aceitável. Para verificação da eficácia de boas práticas de higiene e segurança alimentares implementadas, foi efetuado um controlo analítico, baseado em testes rápidos (dipslides). Foram recolhidas duas amostras: uma numa superfície (tabuleiro dos leitões) e outra às mãos de um manipulador. A partir dos resultados apurados, concluiu-se que a situação verificada no restaurante, em termos de higienização dos tabuleiros e mãos do manipulador, era adequada. Concluídas estas tarefas, deu-se início à confirmação da adequação dos planos HACCP estabelecidos para os pratos “Bacalhau à Brás”, “Leitão assado em forno de lenha” e “Sopa de legumes”. Para o efeito foram realizados novos planos HACCP para os pratos referidos, os quais foram posteriormente comparados com os planos implementados. Do estudo efetuado, verificou-se não haver necessidade de recomendar alterações aos planos implementados. Como resultado final, e com base no levantamento realizado, concluiu-se que o sistema HACCP implementado no restaurante reunirá as condições necessárias para ser validado.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Biológica e Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28694TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2971
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_DUA.pdf219,18 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.