Title: Design de chapéus de feltro com adornos
Authors: Sola, Cidália
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiros, Brígida Isabel Gonçalves
Fernandes, Ana Margarida Pires
Keywords: Moda
Clássico
Chapéus
Bijutaria
Inovação
Issue Date: 2015
Publisher: IPCB. ESART
Citation: SOLA, Cidália (2015) - Design de chapéus de feltro com adornos. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil.
Abstract: Foi desenvolvida uma pesquisa em torno da história dos chapéus, fazendo referencia á sua pertinência e de modo a enquadrar todo o historial deste acessório ao longo dos séculos onde se observaram profundas transformações estéticas como é o caso do tamanho, que tem vindo a ser alterado. Ao longo da história do chapéu moderno traçaram-se mudanças sofridas por essas formas básicas, podendo até afirmar-se que na maioria das vezes, foram usados apenas dois materiais: feltro e palha. No caso do feltro, os primeiros chapéus começaram por ser feitos de pele de castor e mais tarde de pele de coelho e lebre devido ao baixo preço. Em relação aos tipos de chapelaria foram utilizados dois preferencialmente, sendo eles: com aba e sem aba, só havendo duas formas básicas de serem executados, bonés e chapéus. Ao longo dos séculos, o chapéu foi o melhor e mais indicado acessório, tanto pela sua rapidez, como pela eficácia e abertura, adaptando-se à personalidade e posição social de quem o utilizava. Na atualidade, os acessórios têm uma grande relevância no mundo da moda, tendo vindo a ganhar cada vez mais terreno por vários motivos. Um dos exemplos o tempo de crise financeira que atravessamos, pois torna-se mais fácil adquirir acessórios do que vestuário; são multiplicadores de looks; contêm individualidade ao seu portador, fazendo-o também sentir-se especial; também a venda de acessórios, pelas marcas de luxo, leva a que as mesmas consigam atrair um maior número de clientes. O objetivo deste trabalho é conceber um acessório de moda, na área dos chapéus e adereços, com propriedades de conforto e um design inovador. Procedeu-se então à seleção dos materiais têxteis, seleção da estrutura têxtil e da própria forma que os chapéus deviam apresentar, sucedendo-se a realização de esboços, triagem dos mesmos, realização de experiências em feltro, até à escolha do modelo final, que foi selecionado segundo determinados critérios. Os chapéus foram realizados com feltro de lã e goma para atribuir a devida rigidez ao material. No acabamento deste acessório foi utilizada a fita de viés e adereços.
Description: Relatório do trabalho de Fim de Curso em Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2887
Document Type: Report
Appears in Collections:ESART - Design de Moda e Têxtil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATORIO PROJETO Cidália Sola.pdf
  Restricted Access
2,4 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.