Título: Produção de plantas ornamentais de interior e de exterior
Autor: Guerreiro, Isabel da Conceição Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Palavras-chave: Planta ornamental
Data: 1991
Editora: IPCB. ESA
Citação: GUERREIRO, Isabel da Conceção Nunes (1991) - Produção de plantas ornamentais de interior e de exterior. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: A imagem difundida habitualmente acerca da região algarvia, tanto a nível Nacional como Internacional, refere apenas as suas praias, a famosa indústria hoteleira e, locais de lazer que a elas se associam. Porém, ao analisarmos detalhadamente toda a região, apercebemo-nos que, embora sendo essa poderosa máquina do turismo o sector mais importante e mais desenvolvido na região, não é o único. Vários outros sectores não menos importantes existem e têm, também eles, um peso bastante grande na economia da região algarvia, entre os quais, podemos citar a agricultura, o artesanato regional e indústrias pesqueiras e corticeiras, entre outros. Assim sendo, pretendeu-se através deste trabalho dar a conhecer melhor um outro sector, para o qual esta região dispõe também de condições óptimas e já bastante desenvolvido actualmente dentro do sector agrícola, o subsector da produção de plantas ornamentais envasadas. O sector agrícola é um sector bastante amplo, abrangendo vários subsectores, dos quais os mais importantes da região são: = Fruticultura = Horticultura = Floricultura = Culturas arbóreas florestais. Deste modo e, visto ser o subsector da floricultura, um dos que se encontra em condições óptimas para o seu de desenvolvimento e, para além disso, é um dos sectores que mais tem progredido nos últimos anos, escolheu-se a área de Floricultura para, através deste trabalho, dar a conhecer algumas das espécies ornamentais produzidas na região. Para conseguir ainda aumentar os conhecimentos acerca da propagação e de todo o processo de produção dessas mesmas espécies, seleccionou-se um número considerável de espécies às quais se deu maior atenção. Foi-nos então possível, através deste trabalho, conhecer e dar a conhecer as diferentes espécies produzidas na região, os seus diferentes métodos de propagação, bem como todo o seu processo de comercialização, essencialmente a nível regional e nacional. Depreende-se desta forma que as habituais frases difundidas nos vários cartazes turísticos, como por exemplo “Algarve é praia” ou ainda “Algarve é Sol “, não demonstram a realidade da região, apenas pretendem atrair os turistas dos vários pontos do mundo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13220TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2852
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13220.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.