Título: Elaboração do projecto de um sistema de rega por aspersão : ensaio de três modalidades de rega por aspersão em milho forragem
Autor: Brito, António Firmino da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor: Frazão, Francisco de Noronha Galvão Franco
Ferreira, Armando Mateus
Palavras-chave: Irrigação
Rega por aspersão
Data: 1988
Editora: IPCB. ESA
Citação: BRITO, António Firmino da Cruz (1988) - Elaboração do projecto de um sistema de rega por aspersão : ensaio de três modalidades de rega por aspersão em milho forragem. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Ao considerar-se a precipitação média anual da região de Castelo Branco - 828 mm (Ferreira, 1970) é fácil concluir-se à primeira vista, que tratando-se de um número bastante elevado teríamos boas disponibilidades hídricas. No en¬tanto havendo uma extraordinária irregularidade na distribuição das precipitações ao longo do ano, (76% Out.-Mar. e 24% Abr.-Set.), que normalmente origina graves carências hídricas coincidentes com a estação quente, como é característico do clima mediterrâneo e que têm de ser compensadas para certas culturas muito ávidas pela adição de água ao solo através da rega; prática de fundamental interesse para a obtenção de melhores produções. Sendo a água o factor mais limitante à cultura do milho nesta região, sentiu-se a necessidade de elaborar um projecto para um sistema de rega tentando racionalizar o consumo deste factor de produção. Este projecto foi elaborado com base num ensaio com dotações e intervalos de tempo diferentes entre regas. Pretendeu-se obter um sistema de rega por aspersão que garantisse uma produção elevada com um maneio de água adequado às condições de Castelo Branco. Á cultura do milho, foi escolhida por ter um inestimável valor, sendo muitas vezes insubstituível nas explorações agro-pecuárias, por ser a solução dos problemas das deficiências alimentares que surgem em diversos períodos do ano. Isto acontece pela grande adaptação que tem à ensilagem, dado a sua riqueza em açú¬car, teor em matéria seca e baixo conteúdo em matérias azotadas.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8827TFCPAG ; C30-8994TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2835
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8827.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.