Título: Projecto de intervenção na Quinta do Confurco na perspectiva da promoção e valorização da fauna cinegética
Autor: Alves, António José Leite
metadata.dc.contributor.advisor: Macedo, Cristina
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Kletschke, Maria da Conceição da Silva Marinho
Palavras-chave: Espécie cinegética
Ordenamento
Quinta do Confurco
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALVES, António José Leite (2002) - Projecto de intervenção na Quinta de Confurco na perspectiva da promoção e valorização da fauna cinegética. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho consiste na elaboração de um projecto de intervenção na Quinta do Confurco com o objectivo de instalar uma exploração para criação de coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) e de corço (Capreolus capreolus). Reabilitar os usos agro-florestais tradicionais e beneficiar as construções existentes, na perspectiva da sua reconversão e valorização ambiental. A Quinta foi previamente caracterizada em termos biofísicos e socioeconómicos. Foi recolhida informação de campo e elaborada a cartografia da Quinta, na qual se baseou a elaboração das cartas de condicionantes e a cartografia da ocupação actual do solo. Com base na caracterização realizada, elaborou-se uma proposta de ordenamento da Quinta, onde foi dimensionado um projecto para a produção de coelhos bravos em que a maternidade ocorre em liberdade, bem como um parque para reprodução do corço. É ainda proposta a criação de novas infra-estruturas de apoio e sensibilização para a protecção do meio natural. Neste âmbito será criado um parque temático, constituído por um circuito, onde estarão representadas algumas das espécies cinegéticas ocorrentes em Portugal.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23450TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2819
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23450.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.