Título: Elaboração de cartografia temática utilizando Sistemas de Informação Geográfica
Autor: Faria, Sílvia Alexandra Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Lourenço, Artur Miguel Roque Andrade
Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica
Cartografia temática
Análise espacial
Modelo digital do terreno
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: FARIA, Sílvia Alexandra Araújo (2001) - Elaboração de cartografia temática utilizando Sistemas de Informação Geográfica. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: A MAGAREFA - Associação de Produtores Florestais das freguesias de Santo André das Tojeiras e de Sarzedas, com a sua sede nas Sarzedas concelho de Castelo Branco, para melhor desempenhar as suas funções teve a necessidade de elaborar diversos temas cartográficos. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são uma excelente ferramenta de trabalho pois, tendo em conta as necessidades e objectivos pretendidos, permite a criação de cartografia de uma forma mais rápida e precisa do que se fosse feito manualmente. Para a elaboração da carta de ocupação do solo recorreu-se às cartas de ocupação do Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) fazendo-se apenas as alterações verificadas depois das visitas ao campo. A digitalização das curvas de nível das cartas militares que abrangem a área de estudo e, a utilização de ferramentas de análise espacial do Arcview, permitiu elaborar as seguintes cartas: hipsométrica, declives e orientações das encostas. A criação desta cartografia e a respectiva sobreposição permitiu obter conclusões acerca da ocupação existente na freguesia das Sarzedas, tais como: relações existentes entre o tipo de vegetação e a variação da altitude, do declive ou da exposição das encostas. Assim, futuramente, com toda esta informação cartográfica, será mais fácil à MAGAREFA cumprir os seus objectivos ao nível do ordenamento florestal.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23451TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2814
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23451.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.