Título: Riscos em zonas vulneráveis por rotura de barragens : plano de aviso e alerta às populações (Barragem das Corgas, Proença-a-Nova)
Autor: Duarte, Marta Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Lopes, Carlos Manuel Rodrigues
Antunes, Isabel Margarida Horta Ribeiro
Palavras-chave: Rotura
Zonas vulneráveis
Barragem das Corgas
Plano de emergência
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: DUATE, Marta Santos (2001) - Riscos em zonas vulneráveis por rotura de barragens : plano de aviso e alerta às populações (Barragem das Corgas, Proença-a-Nova). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: O colapso ou rotura de uma barragem, tem consequências graves para o vale a jusante da barragem, para tal existe o Regulamento de Segurança de Barragens (RSB) que regulamenta esta matéria, e que obriga a que existam planos de emergência para todas as barragens que tenham uma altura de coroamento de 15 m ou mais, ou então uma albufeira com capacidade de armazenamento de pelo menos 100 000 m3. Neste trabalho, faz-se a caracterização da barragem das Corgas e do seu vale a jusante, nomeadamente da topografia, geologia, hidrografia, populações, uso do solo, entre outras, para que se possa avaliar as vulnerabilidades da área. Descreve-se depois o que se entende por Sistemas de Aviso e Alerta às populações residentes no vale a jusante de barragens, e quais os elementos básicos para se elaborar um Plano de Emergência Externo. No caso da barragens das Corgas, como ainda não há nenhum estudo de onda de inundação feito não é possível elaborar um Plano de Emergência. São, no entanto, indicadas algumas sugestões para implementar o sistema de Aviso e alerta e outras para um plano de evacuação em caso de acidente.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22960TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2809
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22960.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.