Título: Mecanização da cultura do tabaco no perímetro de rega de Idanha-a-Nova
Autor: Lopes, Luís António Mendes
Palavras-chave: Colheita
Mecanização
Data: 1997
Editora: IPCB. ESA
Citação: LOPES, Luís António Mendes (1997) - Mecanização da cultura do tabaco no perímetro de rega de Idanha-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.
Resumo: A colheita manual do tabaco no perímetro de rega de Idanha-a-Nova, tem custos elevados, em parte devido ao baixo rendimento por operador. A capacidade de trabalho em termos de kg de tabaco colhido por dia deverá ser implementada. No entanto, o conhecimento do valor real da capacidade de trabalho por operador era-nos desconhecido. Assim, para obter este valor foi necessário acompanhar um rancho de mulheres em trabalho, de forma a obter dados o mais exactos possível. A colheita mecanizada no Canadá, é uma prática comum, e com rendimentos em folhas colhidas por operador mais elevado. Com ligeiras adaptações na máquina de colheita usada no Canadá, e/ou nos compassos utilizados na cultura do tabaco no perímetro de rega estudado, será possível mecanizar a colheita, melhorando a capacidade de trabalho por operador.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Maquinaria Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17409TFCMA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2644
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Maquinaria Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17409.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.