Título: Proposta de medidas de gestão da vegetação da reserva natural do Paúl do Boquilobo na perspectiva da sua utilização por comunidades de aves
Autor: Moço, Liliana Marisa Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Maria de Jesus Silva
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Reserva Natural do Paul do Boquilobo
Avifauna
Vegetação aquática
Gestão de habitats
Data: 2005
Editora: IPCB. ESA
Citação: MOÇO, Liliana Marisa Duarte (2005) - Proposta de medidas de gestão da vegetação da reserva natural do Paúl do Boquilobo na perspectiva da sua utilização por comunidades de aves. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objectivo de avaliar a qualidade dos habitats existentes na Reserva Natural do Paul do Boquilobo em termos da sua utilização por parte das comunidades de aves que a frequentam. No trabalho é referida a função das zonas húmidas e a sua importância, efectuando-se ainda uma caracterização geral da Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Identificam-se e caracterizam-se as unidades de vegetação que se encontram na área, tendo-se efectuado uma análise da evolução do coberto vegetal, nomeadamente das formações dominadas por bunho (Scirpus lacustris), por caniço (Phragmites australis) e por tabúa (Typha dominguensis). Foram igualmente estudados aspectos relacionados com a utilização dos habitats por um conjunto de espécies que apresentam um estatuto desfavorável. Também foram seleccionadas espécies que não apresentem estatuto de conservação desfavorável mas são consideradas na Reserva devido a sua abundância. Como corolário do estudo realizado são apresentadas propostas de forma a se realizar uma adequada gestão da área. Em relação às unidades de vegetação verificou-se a existência de mata ribeirinha, bunhal, salgueiral, montado, pastagens, mata mediterrânica e caniçal. Mas actualmente verifica-se uma expansão de espécies nitrófilas que rapidamente adquiriram comportamento de infestantes levando a diminuição de espécies vegetais aquáticas. Por último são apresentadas propostas de medidas de gestão que contribuem para a conservação da Reserva, nomeadamente plantação, limpeza e retancha. Ainda propõem-se a manutenção de planos de água utilizando o sistema de comportas de água.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25086TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2619
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25086.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.