Título: Contribuição do laboratório no diagnóstico parasitológico
Autor: Cerqueira, Ana Maria Francisco
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Laboratório
Diagnóstico
Parasitoses
Técnica
Pesquisa
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: CERQUEIRA, Ana Maria Francisco (2007) - Contribuição do laboratório no diagnóstico parasitológico. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Resumo: Durante um período de 9 meses, entre Janeiro e Setembro de 2007, foi realizado um estudo sobre contribuição do laboratório de Parasitologia do Sector de Higiene e Sanidade Animal da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no estudo do parasitismo, salientando-se o papel activo que este laboratório tem vindo a desempenhar no diagnóstico de algumas parasitoses. No âmbito da docência, o laboratório presta apoio às aulas práticas, de algumas disciplinas dos cursos de Engenharia Agronómica e de Enfermagem Veterinária ministrados nesta Escola, bem com nos Trabalhos práticos de estágios e de Final de Curso. Colaboração com a comunidade, através da realização de análises laboratoriais de diagnóstico parasitário, relacionadas com a actividade agro-pecuária praticada na região. Neste contexto, salienta-se também o apoio e a colaboração que se tem desenvolvido com o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), pertencente ao núcleo da Quercus. Foram realizadas, durante o período em estudo um total de 706 amostras das quais 646 referente aos Trabalhos de Fim de curso, 16 nas aulas práticas e 44 para a comunidade. No Laboratório de parasitologia, durante o período acima referido, realizaram-se análise: coprológicas, pesquisa de Leishmania spp, pesquisa de Critosporídeos, pesquisa de ectoparasitas (ácaros da sarna). As técnicas laboratoriais mais utilizadas em parasitologia foram: Técnica de Willis, Técnica de McMaster, Técnica de Baermann, Técnica Sedimentação, Técnica Roberts O’Sullivan e esfregaços de sangue e fecais.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Zootécnica apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25718TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2549
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Zootécnica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25718.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.