Título: Casa Fernando Pessoa : da marca gráfica à sinalética corporativa
Autor: Costa, Tânia Andreia Vieira da
metadata.dc.contributor.advisor: Neves, João Vasco Matos
Palavras-chave: Design gráfico
Sinalética
Identidade visual corporativa
Marca gráfica
Wayfinding
Data: 2014
Citação: COSTA, Tatiana Andreia Vieira da (2015) - Pictograma para produtos isentos de glúten. Castelo Branco : IPCB. ESART. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Resumo: Este projecto surge de necessidades específicas da Casa Fernando Pessoa (CFP) das quais tive conhecimento numa visita ao local, necessidades essas que se prendem com o desenvolvimento da marca gráfica, de um sistema de sinalética corporativa, de um desdobrável-modelo e do layout da página web, passíveis de implementação futura. Procedeu-se à recolha e análise detalhada dos problemas existentes e ao desenvolvimento de soluções gráficas eficazes para a sua resolução, mantendo em primeiro lugar a missão, valores e identidade da CFP. A criação da marca gráfica destina-se a contribuir para a identificação da marca CFP, gerando uma identidade própria do espaço e contribuindo para uma coerência visual comum a todos os elementos de comunicação. Através do sistema de sinalética pretende-se que a circulação no espaço e a compreensão do mesmo sejam mais eficazes e naturais, melhorando a comunicação entre o espaço e o utilizador. A criação de um desdobrável-modelo e a reformulação do layout da página web pretendem consolidar ainda mais a marca CFP e a sua comunicação e, em conjunto com a marca gráfica e a sinalética do espaço, transmitir credibilidade e profissionalismo a quem visita o local. No que diz respeito à metodologia de trabalho, esta passou por uma cuidada análise literária, estudo de casos e observação directa, chegando-se aos pré-resultados. Após esses pré-resultados passou-se para o argumento, conceito e para o desenvolvimento da marca gráfica com teste e validação, a partir da qual se desenvolveu a sinalética corporativa com plano de circulação, pictogramas e placas, também elas sujeitas a processo de validação. Posteriormente desenvolveram-se aplicações, nomeadamente a página web e o desdobrável, havendo novamente pré-resultados e validação. Por fim houve a maquetização e conclusões. Para o desenvolvimento eficaz das propostas gráficas foi usado um grupo de amostra composto por sete elementos exteriores ao projecto e, por isso, com um olhar diferente perante todos os elementos de comunicação desenvolvidos. Foi útil X para testar a eficácia tanto da sinalética corporativa como dos restantes elementos de comunicação. Foi também necessário, para a elaboração de todo o projecto, recorrer a bibliografia relacionada com os temas nele explorados, quer para compreensão dos mesmos, quer para fundamentação teórica.
Descrição: Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2501
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_TAN_COS.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.