Título: O impacte sócio-económico da aplicação do Reg. 2080/92 na Beira Interior : contribuição para o estudo nos concelhos de Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão
Autor: Carrega, Carlos Alberto da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Martinho Lopes de
Almeida, Celestino António Morais de
Data: 1998
Citação: CARREGA, Carlos Alberto da Silva (1998) - O impacte sócio-económico da aplicação do Reg. 2080/92 na Beira Interior : contribuição para o estudo nos concelhos de Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: Com a integração de Portugal na Comunidade Económica Europeia, surgiram vários programas, disponibilizando fundos Europeus para o desenvolvimento de Portugal, entre os quais, o Reg. (CEE) 2080/92, responsável pela atribuição de “ajudas às medidas florestais na agricultura” (D.L. n° 31/94). Deste modo, a Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior, sentindo a necessidade de acompanhar este desenvolvimento incentivou a elaboração de um estudo, sobre o impacte socioeconómico consequente à aplicação do Reg. (CEE) 2080/9, na Beira Interior Sul. Sendo o Reg. (CEE) 2080/92, um programa Comunitário que prevê ajudas financeiras, para a arborização de terrenos agrícolas, pretende-se então, com este trabalho, caracterizar a Beira Interior Sul incluída no âmbito de aplicação deste programa, e descrever as principais consequências pela aplicação do mesmo. Para o efeito, foi desenvolvido um trabalho de recolha e análise de dados estatísticos caracterizadores da Beira Interior Sul e, posteriormente elaboradas entrevistas a um terço dos indivíduos, que actualmente usufruem dos benefícios do Reg. (CEE) 2080/92, a que se propuseram em 1994 e 1995, precisamente os dois primeiros anos de aplicação do Regulamento. Após a compilação de toda a informação, e em conclusão o desenvolvimento da Beira Interior Sul será conseguido, através da associação entre os proprietários agrícolas e florestais e da melhor valorização dos produtos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18131TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1619
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAR_CAR.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.